Mensagem da Delegação Norte, “Pronúncia do Norte”, por Mónica Botelho

Mensagem da Delegação Norte, “Pronúncia do Norte”, por Mónica Botelho

Pronúncia do Norte

Esta Pronúncia do Norte tem como objetivo partilhar com tod@s propostas de ação pensadas para a Direção Regional Norte visando responder às necessidades d@s psicólog@s. Face à conjuntura atual, aos desafios constantes com que nós psicólog@s nos deparamos, cabe à DRN a capacidade de promover, potenciar e credibilizar o nosso trabalho e bem-estar geral. Consideramos também importante dar continuidade às ações que têm vindo a ser desenvolvidas pela DRN (e.g. formação, encontros institucionais), somos a favor de tudo o que é manifestamente bom para tod@s, mas cientes ainda da necessidade existente de credibilizar a psicologia e @s psicólogos. Organizamos as nossas propostas em três grandes eixos que passamos a apresentar, confiantes de que suprirão lacunas existentes.

Eixo I – Da Praxis
– Supervisão e Intervisão: atendendo ao apresentado no nosso Programa, cabe também à DRN desenvolver e implementar grupos de supervisão e intervisão, instrumentos fundamentais à nossa prática.
– Ponto de Partilha: divulgação periódica (mensal), em formato audiovisual, do trabalho desenvolvido pelos colegas em diferentes pontos da região norte. Caso @s colegas tenham interesse poderão produzir um documento em formato de artigo para que seja possível divulgar à posteriori.
– PSIciência : Webinares para divulgação de trabalho científico produzido na região norte. Tornando o conhecimento próximo acessível e conhecido.
– Revisitar a Psicologia: verificamos que existe uma crescente perda do sentido do legado que o desenvolvimento da nossa ciência nos proporcionou. Neste sentido parece-nos importante criar um espaço de revisitação da teoria e da prática da ciência psicológica paradigmática realizada ao longo dos tempos, considerando as suas diferentes áreas de atuação e fazendo uma ponte entre a tradição e a inovação, entre o passado, o presente e o futuro da psicologia. Como o vamos fazer? Através da realização de Webinares, com a participação de colegas da academia e da prática, garantindo o acesso livre e gratuito a tod@s os que queiram participar.
– Ações de Formação/Informação: privilegiando a prevenção primária, propomos-mos a organizar e implementar ações em escolas e centros de saúde, com carácter gratuito;
– Clínica Social: criar uma bolsa de psicólogos motivados a realizar acompanhamento psicológico a populações comprovadamente carenciadas. Deverá ser estabelecido um valor para a consulta bastante reduzido, que reverterá inteiramente para @ psicólog@.

Eixo II – Espaço do Conhecimento
– Reunião Anual dos Psicólog@s do Norte: apresentamos a proposta de uma Reunião na qual ser realize o Encontro Anual com o intuito de recuperar os Encontros de Psicólogos do Norte, que foram sendo desvirtuados, abrindo novamente a participação a tod@s @s coleg@s da região Norte, facilitando um momento de encontro e partilha. Propomos uma Reunião porque não se ficará apenas pelo Encontro e seu programa, mas acrescida de um conjunto de atividades científicas e culturais complementares, como por exemplo um espaço de apresentação de ideias – apresenta a tua ideia – de modo a estimular a promoção de soluções criativas para problemas concretos, entre outros.
– Testotecas: seguindo ainda as linhas do Programa a que nos propomos, a criação de uma Testoteca física e digital, através de um processo colaborativo e de negociação com editoras, autor@s e universidades, é um objetivo a que nos propomos.
– Garantir acessibilidade à produção: negociar com editoras percentagens de desconto para determinados livros ou programas de intervenção durante um período de tempo ao longo do ano. Promover anualmente uma feira do livro a realizar-se na sede da delegação, mas também numa plataforma digital de modo a que tod@s da região norte possam ter acesso.
– Trilhos da Psicologia: para além da sua realização que surge como muito interessante e importante, também se configura a necessidade de transmitir a tod@s nós em que se traduzem estes encontros e que acompanhamento vão tendo.
– Literacia em saúde mental: elaboração de brochuras para download gratuito sobre temáticas diversas dirigidas à população em geral;

Eixo III – Cuidado ao Psicólog@
– Espaço PSIcomVida: transformar a sede da DRN num espaço vivido por tod@s abrindo a hipótese de mediante o estabelecimento de um horário pré- definido ser possível marcar reuniões, encontros, supervisão e intervisão, garantindo assim a acessibilidade a psicólog@s que o necessitem, passando a sede a ser um espaço aberto e disponível. Não esquecendo todas as iniciativas digitais complementares para fazer face às necessidades referidas, neste caso já propostas em âmbito nacional.
– Atendimento próximo: ainda no espírito do nosso Programa, caberá à DRN promover espaços e tempos de atendimento presenciais ou através de uma plataforma digital, mediante marcação prévia. Procuraremos humanizar a relação entre os membros e a sua Ordem e satisfazer do modo mais eficiente possível as questões que forem colocadas.
– Cuidar do Psicólog@: criar uma bolsa de psicólogos dispostos a realizar acompanhamento psicológico a colegas que o necessitem quer por questões de saúde mental, quer por um processo de crescimento pessoal. Para o efeito será determinado um valor fixo de preço por consulta, sendo este um serviço de adesão voluntária, visando a implementação das melhores práticas no cuidado, prevenção e tratamento aos psicólog@s que o necessitem e o requeiram.
– Eventos PSIcultura: dar a conhecer as atividades desenvolvidas pelos colegas psicólog@s de toda a região norte no âmbito das artes. Este tipo de eventos constituí um meio de aproximar @s psicólog@s da sua Ordem, mesmo aqueles que não se encontrem inscritos. Por outro lado, são momentos promotores de saúde mental e de estabelecimento de redes de networking. Por outro lado, abre a psicologia à população em geral, podendo também propiciar meios de divulgação do trabalho d@ psicólog@ (e.g. estar disponível no local alguma informação simples afixada).
– Espaço ReCriar: à semelhança do fazem outras congéneres propomo-nos promover a realização e acessibilidade aos psicólog@s de workshops e outras atividades no âmbito da cultura. Atividades que podem ser gratuitas ou de custo reduzido para seu usufruto e recriação de tod@s os que queiram participar. A arte é um instrumento bem documentado na literatura de promoção de saúde mental. Para além deste objetivo, as redes de networking que se podem estabelecer nestes workshops poderão constituir-se importantes facilitadores, especialmente para quem inicia a sua carreira profissional.

Em síntese
Esta é uma Delegação Regional Norte com verdadeira Pronuncia do Norte, uma pronúncia que inclui todas as regiões deste grande território, que trabalhará sempre em coordenação com Direção Nacional e as outras Direções Regionais. Estamos para tod@s e somos de tod@s psicólo@s.
Propomos uma DRN aberta, dinâmica e flexível, de psicólo@s para psicólog@s. É nosso objectivo garantir a proximidade, promover a abertura, valorizar os percursos profissionais, estando para isso atentos às necessidades, no sentido de esbater as assimetrias para promover e valorizar a ciência e arte que é a Psicologia e os seus atores.

Mónica Botelho, candidata a Presidente da Delegação Regional Norte