Mensagem da Delegação Norte, “Pronúncia do Norte”, por Mónica Botelho
Pronúncia do Norte
Esta Pronúncia do Norte tem como objetivo partilhar com tod@s propostas de ação pensadas para a Direção Regional Norte visando responder às necessidades d@s psicólog@s. Face à conjuntura atual, aos desafios constantes com que nós psicólog@s nos deparamos, cabe à DRN a capacidade de promover, potenciar e credibilizar o nosso trabalho e bem-estar geral. Consideramos também importante dar continuidade às ações que têm vindo a ser desenvolvidas pela DRN (e.g. formação, encontros institucionais), somos a favor de tudo o que é manifestamente bom para tod@s, mas cientes ainda da necessidade existente de credibilizar a psicologia e @s psicólogos. Organizamos as nossas propostas em três grandes eixos que passamos a apresentar, confiantes de que suprirão lacunas existentes.
Eixo I – Da Praxis
– Supervisão e Intervisão: atendendo ao apresentado no nosso Programa, cabe também à DRN desenvolver e implementar grupos de supervisão e intervisão, instrumentos fundamentais à nossa prática.
– Ponto de Partilha: divulgação periódica (mensal), em formato audiovisual, do trabalho desenvolvido pelos colegas em diferentes pontos da região norte. Caso @s colegas tenham interesse poderão produzir um documento em formato de artigo para que seja possível divulgar à posteriori.
– PSIciência : Webinares para divulgação de trabalho científico produzido na região norte. Tornando o conhecimento próximo acessível e conhecido.
– Revisitar a Psicologia: verificamos que existe uma crescente perda do sentido do legado que o desenvolvimento da nossa ciência nos proporcionou. Neste sentido parece-nos importante criar um espaço de revisitação da teoria e da prática da ciência psicológica paradigmática realizada ao longo dos tempos, considerando as suas diferentes áreas de atuação e fazendo uma ponte entre a tradição e a inovação, entre o passado, o presente e o futuro da psicologia. Como o vamos fazer? Através da realização de Webinares, com a participação de colegas da academia e da prática, garantindo o acesso livre e gratuito a tod@s os que queiram participar.
– Ações de Formação/Informação: privilegiando a prevenção primária, propomos-mos a organizar e implementar ações em escolas e centros de saúde, com carácter gratuito;
– Clínica Social: criar uma bolsa de psicólogos motivados a realizar acompanhamento psicológico a populações comprovadamente carenciadas. Deverá ser estabelecido um valor para a consulta bastante reduzido, que reverterá inteiramente para @ psicólog@.
Eixo II – Espaço do Conhecimento
– Reunião Anual dos Psicólog@s do Norte: apresentamos a proposta de uma Reunião na qual ser realize o Encontro Anual com o intuito de recuperar os Encontros de Psicólogos do Norte, que foram sendo desvirtuados, abrindo novamente a participação a tod@s @s coleg@s da região Norte, facilitando um momento de encontro e partilha. Propomos uma Reunião porque não se ficará apenas pelo Encontro e seu programa, mas acrescida de um conjunto de atividades científicas e culturais complementares, como por exemplo um espaço de apresentação de ideias – apresenta a tua ideia – de modo a estimular a promoção de soluções criativas para problemas concretos, entre outros.
– Testotecas: seguindo ainda as linhas do Programa a que nos propomos, a criação de uma Testoteca física e digital, através de um processo colaborativo e de negociação com editoras, autor@s e universidades, é um objetivo a que nos propomos.
– Garantir acessibilidade à produção: negociar com editoras percentagens de desconto para determinados livros ou programas de intervenção durante um período de tempo ao longo do ano. Promover anualmente uma feira do livro a realizar-se na sede da delegação, mas também numa plataforma digital de modo a que tod@s da região norte possam ter acesso.
– Trilhos da Psicologia: para além da sua realização que surge como muito interessante e importante, também se configura a necessidade de transmitir a tod@s nós em que se traduzem estes encontros e que acompanhamento vão tendo.
– Literacia em saúde mental: elaboração de brochuras para download gratuito sobre temáticas diversas dirigidas à população em geral;
Eixo III – Cuidado ao Psicólog@
– Espaço PSIcomVida: transformar a sede da DRN num espaço vivido por tod@s abrindo a hipótese de mediante o estabelecimento de um horário pré- definido ser possível marcar reuniões, encontros, supervisão e intervisão, garantindo assim a acessibilidade a psicólog@s que o necessitem, passando a sede a ser um espaço aberto e disponível. Não esquecendo todas as iniciativas digitais complementares para fazer face às necessidades referidas, neste caso já propostas em âmbito nacional.
– Atendimento próximo: ainda no espírito do nosso Programa, caberá à DRN promover espaços e tempos de atendimento presenciais ou através de uma plataforma digital, mediante marcação prévia. Procuraremos humanizar a relação entre os membros e a sua Ordem e satisfazer do modo mais eficiente possível as questões que forem colocadas.
– Cuidar do Psicólog@: criar uma bolsa de psicólogos dispostos a realizar acompanhamento psicológico a colegas que o necessitem quer por questões de saúde mental, quer por um processo de crescimento pessoal. Para o efeito será determinado um valor fixo de preço por consulta, sendo este um serviço de adesão voluntária, visando a implementação das melhores práticas no cuidado, prevenção e tratamento aos psicólog@s que o necessitem e o requeiram.
– Eventos PSIcultura: dar a conhecer as atividades desenvolvidas pelos colegas psicólog@s de toda a região norte no âmbito das artes. Este tipo de eventos constituí um meio de aproximar @s psicólog@s da sua Ordem, mesmo aqueles que não se encontrem inscritos. Por outro lado, são momentos promotores de saúde mental e de estabelecimento de redes de networking. Por outro lado, abre a psicologia à população em geral, podendo também propiciar meios de divulgação do trabalho d@ psicólog@ (e.g. estar disponível no local alguma informação simples afixada).
– Espaço ReCriar: à semelhança do fazem outras congéneres propomo-nos promover a realização e acessibilidade aos psicólog@s de workshops e outras atividades no âmbito da cultura. Atividades que podem ser gratuitas ou de custo reduzido para seu usufruto e recriação de tod@s os que queiram participar. A arte é um instrumento bem documentado na literatura de promoção de saúde mental. Para além deste objetivo, as redes de networking que se podem estabelecer nestes workshops poderão constituir-se importantes facilitadores, especialmente para quem inicia a sua carreira profissional.
Em síntese
Esta é uma Delegação Regional Norte com verdadeira Pronuncia do Norte, uma pronúncia que inclui todas as regiões deste grande território, que trabalhará sempre em coordenação com Direção Nacional e as outras Direções Regionais. Estamos para tod@s e somos de tod@s psicólo@s.
Propomos uma DRN aberta, dinâmica e flexível, de psicólo@s para psicólog@s. É nosso objectivo garantir a proximidade, promover a abertura, valorizar os percursos profissionais, estando para isso atentos às necessidades, no sentido de esbater as assimetrias para promover e valorizar a ciência e arte que é a Psicologia e os seus atores.
Mónica Botelho, candidata a Presidente da Delegação Regional Norte