Artigo de Opinião, “Psicólog@s pel@s Psicólog@s”, por Rui Abrunhosa Gonçalves

Artigo de Opinião, “Psicólog@s pel@s Psicólog@s”, por Rui Abrunhosa Gonçalves

Psicólog@s pel@s Psicólog@s

A Psicologia vai de novo a votos para eleger os órgãos dirigentes da OPP para mais um mandato. Neste exercício renovado de democracia estão em confronto a lista afeta à atual direção e esta, a que me orgulho de pertencer, e que resulta da fusão de duas anteriores tendências presentes no mandato que ora termina. É, pois, uma lista de união de psicólogos e psicólogas, que deixaram de lado divergências anteriores para apostar num conceito de pluralidade e inclusão que desafia o monolitismo que tem sido até agora a marca da OPP.

Queremos uma Ordem d@s Psicólog@s que assuma perante o público em geral, mas sobretudo os seus profissionais, uma transparência nas atitudes e comportamentos, que não se esconda por detrás de artifícios quando por qualquer motivo não conseguiu fazer algo a que se propôs. Que não tenha receio de aceitar, honestamente, sugestões e propostas vindas da “oposição”, só porque não foram suas, e que mais tarde não transforme ou recicle essas propostas apresentando-as como suas. O exercício da democracia e a grandeza dos seus líderes vêem-se precisamente na ética com que travam as batalhas, na humildade com que celebram as vitórias e na dignidade com que assumem as derrotas.

Tod@s temos a ganhar com uma OPP coesa, plural e democrática, nos seus princípios de ação e na defesa dos interesses da profissão. De há muito que sei e digo que não é isso que se passa com a OPP. Mas também não digo, nunca direi, que ao longo dos mandatos anteriores tudo foi mau e reprovável. Porém, há coisas que é preciso mudar, como – para só citar dois exemplos – o acesso às especialidades ou a entrada na profissão através dos estágios tal como estão. E também é preciso trazer de novo para a Ordem o diálogo com a Academia, afinal o local onde os estudantes de Psicologia ouvirão falar pela primeira vez da OPP. E também é preciso ser claro na condenação pública dos desmandos de alguns associados. E também, …

Bem, há muitas coisas para mudar e outras tantas para iniciar. Tod@s @s Psicólog@s que entenderem que é preciso mudar e/ou (re)fazer o que ainda não foi feito, podem contar connosco, podem contar comigo.

Rui Abrunhosa Gonçalves
Cabeça de lista à Assembleia de Representantes pela Região Norte