Sónia Garcia da Costa
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho.
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
Psicóloga na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde da Câmara Municipal da Trofa (setor público) e no Grupo Trofa Saúde S.A. Hospital de Dia da Maia (setor privado).
-
- Porque me candidato?
A minha decisão em candidatar-me à Assembleia de Representantes pelo Círculo Eleitoral da Delegação Regional do Norte pela Lista A, Psicólog@s pel@s Psicólog@s, alicerça-se no facto de eu ter escolhido acompanhar a Sónia Rodrigues neste percurso, cuja meta acredito ser a vitória, por me rever na sua trajetória académica e profissional e, ainda, por considerar que me representa enquanto par, colega e mulher.
Pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em 2007, obtive o meu grau académico de licenciada e, desde então, tenho desenvolvido funções no setor privado, quer na área da formação quer enquanto psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde no Grupo Trofa Saúde, S.A. (atualmente, no Hospital de Dia da Maia); e no setor público, na Autarquia da Trofa, na área da Educação, Ação Social e Saúde. E, como diz o povo (e diz muito bem!), “o saber não ocupa lugar”, ingressei no curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e tenho vindo a investir na aprendizagem contínua e regular, direcionada às exigências com que me deparo. A título voluntário, colaboro, desde 2007, com a ONG Médicos do Mundo, e, mais recentemente, como cronista no jornal O Notícias da Trofa, abordando temas da área da Psicologia.
Sensível às diferenças e necessidades particulares daqueles/as de nós que se encontram em circunstâncias de desfavorecimento, precariedade e desemprego, subscrevo o espírito de missão, de solidariedade, proximidade e justiça que a Lista A assume, no sentido de prestar especial apoio e atenção às reduções ou isenções no que às quotas e descentralização de serviços diz respeito. E, desta forma, saúdo a coerência da Sónia Rodrigues ao propor uma redução de 30% do vencimento auferido pelo atual Bastonário, assim como nas rubricas de despesas.
No que me diz respeito, comprometo-me a defender os interesses d@s psicólog@s, colocando ao dispor os meus conhecimentos e a minha experiência para a defesa da nossa carreira e para a valorização do papel da Psicologia na sociedade.