Programa – Eixo 5
VALORIZAÇÃO SOCIAL
Para um contributo mais efetivo da Psicologia e das/os Psicólogas/os na sociedade propomos:
- Aumentar o reconhecimento social da Psicologia, criando, por exemplo, programas e instrumentos de promoção da literacia em saúde mental e bem-estar psicológico para a comunidade, quer de âmbito mais generalista, quer de âmbito mais específico de acordo com temáticas e grupos prioritários.
- Desenvolver acordos e protocolos com autarquias e diferentes entidades competentes, que permitam delinear e implementar programas e planos nacionais e/ou regionais ou sectoriais de caracterização, sensibilização, prevenção e intervenção relativamente a diversos problemas sociais baseados na evidência psicológica (ex.: saúde mental, distúrbios alimentares, maus tratos a crianças e pessoas mais velhas, processos de liderança, orientação sexual, identidade e expressão de género, comportamentos auto lesivos, suicídio, bullying/cyberbullying, racismo, violência doméstica e de género, entre outros…).
- Defender junto das diferentes entidades uma voz mais ativa e participativa das/dos Psicólogas/os em assuntos de interesse público para os quais as contribuições da Psicologia são essenciais, melhorando a visibilidade das/os Psicólogas/os na sociedade e dando a conhecer as suas áreas de especialidade, valências de atuação e competências específicas.
- Criar um Regulamento de boas práticas nas redes sociais e media, apoiando a participação pública e divulgação das/os Psicólogas/os, e disponibilizar uma formação em media training para membros da OPP.
- Articular com os diferentes Ministérios (ex., da Saúde, da Justiça, da Educação, do Trabalho e da Solidariedade Social, …), de forma a potenciar a formação e a investigação em Psicologia face às necessidades e ao papel das/os Psicólogas/os nos diversos setores.
- Acautelar a obrigatoriedade de cédula profissional para o exercício de funções técnicas na área da Psicologia (como por exemplo nas instituições de acolhimento residencial que só requerem a licenciatura em Psicologia de acordo com a atual Lei de Proteção de Crianças e Jovens).
- Reivindicar que as disciplinas de Psicologia e Cidadania e Desenvolvimento sejam lecionadas por Psicólogas/os em todos os contextos educativos e formativos, trabalhando para o estabelecimento da habilitação profissional para a docência das/os Psicólogas/os, bem como a respetiva criação do respetivo grupo de docência.
Para mais informações consulte o programa completo neste link: https://www.psis-pelos-psis.pt/programa/