Programa – Eixo 4

Programa – Eixo 4

BEM-ESTAR E PROGRESSÃO

No sentido de minimizar os riscos profissionais e de promover o bem-estar das/os Psicólogas/os, propomos:

  1. Dinamizar medidas de autocuidado e promoção da saúde mental das/os Psicólogas/os (ex. acesso a apoio psicológico/psicoterapia para Psicólogas/os; criação de espaços de encontro e partilha entre pares; negociar o acesso a seguros de saúde e respostas sociais); e propor a discussão sobre o exercício profissional da Psicologia como profissão de desgaste rápido.
  2. Garantir consulta jurídica, com acesso gratuito e atempado, no âmbito do exercício profissional de Psicologia.
  3. Promover a criação de uma bolsa de Supervisoras/es com organização por áreas e temáticas e disponíveis para a realização de serviço online, permitindo o acesso à supervisão em todo o país, com parcerias de modo a garantir valores mais acessíveis a Psicólogas/os Juniores e Psicólogas/os em formação para acesso a especialidade.
  4. Criar procedimentos de levantamento das necessidades das/os Psicólogas/os a nível nacional para a OPP ser, de forma mais célere, um agente ativo de apoio aos seus membros.
  5. Rever o Regulamento de Especialidades, criando mais coerência entre o acesso às especialidades e à prática da Psicologia. Para além disso, propõe-se a criação da Especialidade em Psicologia da Justiça e a Especialidade Avançada de Avaliação Psicológica bem como a discussão de criação de novas Especialidades Avançadas, como por exemplo Emergência Psicológica, Proteção e Apoio a Vítimas, Investigação, Comportamentos Aditivos, entre outras.
  6. Rever e simplificar a burocracia no acesso às especialidades, melhorando os procedimentos de reconhecimento e validação de conhecimentos e competências e permitir que os comprovativos possam ser considerados para mais do que uma especialidade ou especialidade avançada.

 

Para mais informações consulte o programa completo neste link: https://www.psis-pelos-psis.pt/programa/