Lurdes Neves no Observador, “Balanço do arranque do ano letivo na escola pública”

Lurdes Neves no Observador, “Balanço do arranque do ano letivo na escola pública”

Nas escolas tem vindo a aumentar a preocupação sobre as condições em que se irá desenvolver este ano letivo 2020-2021.

Continua a reforçar-se a necessidade de cuidados acrescidos, sobretudo na prevenção, ou seja, promovendo-se a realização de testes gratuitos à comunidade educativa de uma forma imediata e quando se evidencie essa necessidade pelos contactos estabelecidos e/ou sintomas apresentados.

Urge a necessidade de fortalecer o corpo docente e valorizar o trabalho incansável que tem realizado nas escolas para se conseguir dar resposta à necessidade de serem colocados alunos em confinamento profilático e manter as aulas para os restantes. O próprio Primeiro-Ministro, no sábado passado, enalteceu o trabalho da comunidade educativa na abertura do ano letivo, defendendo que “seria, no mínimo, uma grande falta de respeito” que a sociedade não se empenhasse para evitar um novo confinamento devido à pandemia.

No entanto, para se garantirem as condições necessárias às aulas presenciais, continua a ser extremamente importante a uniformização de estratégias adotadas em cada escola e que, nas salas de aula e recreios, seja garantido o distanciamento adequado a observar em espaços fechados e não apenas os centímetros possíveis que resultam das normas impostas pelo Ministério da Educação dado o número de alunos por turma e sala de aula.

A proposta de vários órgãos nacionais tem sido no sentido de que sejam constituídos pequenos grupos, com a divisão das turmas, não sendo permitida a constituição de grupos com alunos de diferentes turmas, quer em determinadas disciplinas, quer em atividades de ocupação de tempos livres.

Acresce a necessidade de contratação de mais assistentes operacionais, uma vez que são necessários para assegurar os níveis indispensáveis de limpeza, desinfeção e segurança e as equipas terão de ser reforçadas, tendo em conta todo o trabalho e desgaste individual que implica.

Uma ressalva, novamente, para a premente utilização dos equipamentos de proteção individual, a possibilidade de realização de testes de diagnóstico perante a existência de casos de infeção e a divulgação constante e atualizada dos mapas com as escolas onde existem casos ativos de Covid-19.

E, no meio de todas estas necessidades, não poderemos esquecer que o trabalho da comunidade educativa continua a ser manter a possibilidade de se ser criança e se minimizarem as consequências desenvolvimentais e psicossociais dos tempos que vivemos.

Ou seja, continua a ser necessário que se garanta a liberdade das crianças e dos jovens num ambiente de atividade escolar normal, tendo em conta que começa a ser notória a desmotivação de muitos alunos perante as limitações ao seu espaço individual para brincar e crescer.

Lurdes Neves
Candidata ao Conselho Jurisdicional

Para ler o artigo na íntegra aceda neste link: https://observador.pt/opiniao/balanco-do-arranque-do-ano-letivo-na-escola-publica/

Ao navegar neste site, concorda com a nossa política de cookies. saber mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close