Artigo de Opinião, “A Psicologia ao Serviço das Pessoas”, por Ana Passos Ramos
A Psicologia ao Serviço das Pessoas
Enquanto Psicóloga e Psicoterapeuta no exercício da profissão no contexto privado (desde 2006) e no pública (desde 2011), em diferentes Entidades e Organismos, deparei-me por diversas vezes, com dificuldades acrescidas em fazer singrar o exercício de autonomia técnica sobre a dependência hierárquica, nomeadamente no cumprimento do dever cabal de analisar situações e emitir pareceres técnicos, em especial quando estes não vão ao encontro das expectativas da chefia.
Por diversas vezes, fui confrontada, e de forma insistente, com a necessidade de omitir informação (nos relatórios técnicos por mim assinados) e alertada para fazer cumprir o dever de lealdade para com a Organização, levando-me a que tivesse de defender de forma reiterada, o meu dever de lealdade para com o utente/cliente/paciente, conforme o nosso Código de Ética e Deontologia.
A premissa de que as necessidades individuais prevalecem sobre as institucionais, quer no contexto privado quer no organizacional, nem sempre é aceite institucionalmente, nem tanto pouco defendida por Psicólogos (as) em funções de chefia/direção.
Ao longo dos meus 9 anos de função pública, considerei que não havia utentes/clientes/pacientes de primeira, nem de segunda, por isso, não obstante a elevada pressão a que ia sendo sujeita, procurei manter o rigor e o profissionalismo inerente à função de Psicólogo/Psicoterapeuta. Para isso recorri, por diversas vezes, aos serviços da Ordem dos Psicólogos Portugueses para denunciar irregularidades. Contudo, fui sentindo pouco eco e apoio, por parte da minha Ordem profissional.
Gostaria de uma Ordem mais interventiva, que activasse sinergias na supervisão/fiscalização, de modo a defender por um lado, a saúde mental e o bem-estar aos diferentes níveis bio-psico-social de tod@s aquel@s que recorrem aos serviços e por outro, fazendo com que @s psicólog@s em funções públicas ou privadas, em cargos de chefia e direção se coloquem ao serviço d@s mesm@s.
Candidata à Delegação Regional Sul