Paula Allen (374)
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e com especialidade avançada em Psicologia Comunitária e Sexologia. Publicou vários estudos científicos, dos quais se destaca o artigo intitulado (Des)encantos de ser mulher cigana e Reflexões sobre a implementação de um programa de intervenção psicoeducativa com mulheres ciganas portuguesas, o Guia de Boas Práticas para a Intervenção com Pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica, o capítulo 12 do livro Investigação e Prática: Abordagens Interdisciplinares sobre a saúde e bem estar das pessoas LGBTI+, O papel das estruturas de atendimento, acolhimento e abrigo junto de vítimas de violência doméstica, e o artigo Sexual Violence against LGBT People in Portugal: Experiences of Portuguese Victims of Domestic Violence. Na APF, trabalhou durante mais de uma década com população de etnia cigana e vítimas de Tráfico de Seres Humanos, quer enquanto coordenadora de projetos, quer entanto técnica especializada. No decorrer do seu trabalho na APF, dedicou-se igualmente à investigação, tendo sido co-autora das seguintes publicações: Estudo sobre as Conhecimentos e Comportamentos sobre VIH/Sida,Estudo sobre as Representações Sociais do VIH/Sida, Caracterização Sócio-Demográfica da População do Bairro da Biquinha, Estudo Psico-Social da Paternidade Precoce, Estudo Psico-Social do Papel da Mulher na Sociedade e Estudo Psico-Social das Representações Masculinas no Uso da Contracepção. Colaborou na ARS Norte no Programa Auto- Estima, um programa de saúde dirigido a trabalhadores/as do sexo. É consultora em Igualdade de Género e formadora nesta área desde 2000 e formadora certificada pelo Conselho Científico da Formação em Educação para a Saúde – Educação Sexual e Educação para a Cidadania (Direitos Humanos). Faz parte da lista de especialistas reconhecidos/as pela CIG nas áreas de Igualdade entre mulheres e homens, Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica, Tráfico de Seres Humanos e Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características sexuais, e é associada da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Atualmente é Diretora Pedagógica do Instituto Unicenter, e é fundadora e Presidente da ONG Com Alma, onde igualmente exerce cargo de Diretora Clínica da Clínica Social e Coordenadora dos projetos em curso (Diversidade em Igualdade, CoMsentimento e Campanhas de Igualdade de género em Matosinhos). É Co-coordenadora científica do Observatório Nacional do Assédio Sexual. Assume funções de curadora à Direção Artística do Projeto “”A Hierarquia do Medo””, financiado pela DGArtes, assim como assume funções de orientação e acompanhamento psicológico às pessoas vítimas que participam no projeto.
É uma das fundadoras da Associação Plano i e foi Vice- Presidente da Direção da mesma Associação. Foi Diretora Técnica do Centro Gis – Centro de Respostas às Populações LGBTI, da Casa Arco-Íris – Casa de Acolhimento de Emergência para pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica e do Plano 3C – Casa Com Cor – Apartamento de Autonomização para pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica, Presidente do Conselho Consultivo para as questões LGBTI, Co- Coordenadora científica do Observatório Nacional do Bullying e do Programa Uni+ – Programa de Prevenção e Combate da Violência no Namoro no Ensino Universitário, Coordenadora científica do Projeto Gis vai à Escola, do Projeto Gis Rainbow, do Plano B – Programa de Prevenção do Bullying e do Programa de Prevenção da Violência no Namoro implementado no 3o ciclo do ensino básico nas escolas de Matosinhos, do projeto #Black Lives Matter in Football Matosinhos, do projeto Tik Talks – Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior , assim como Assistente de Coordenação científica do Projeto Íris.
Foi Psicóloga do Projeto (in)Formar para a Igualdade e Cidadania, promovido pela Maiêutica e financiado pelo FAPE, que realizou um trabalho especializado junto de mulheres de etnia cigana da Maia.